Conecte-se a nós

Timeline Trio desconstrói a clave do samba em single inédito

Foto: Gabriel Soares

INDICAÇÃO

Timeline Trio desconstrói a clave do samba em single inédito

O Timeline Trio está prestes a divulgar o seu primeiro disco. Para abrir os caminhos dessa tão aguardada estreia, o projeto mostra, em um clima intenso e efusivo, a inédita “Timeline”.

“Timeline é o nome que a musicografia internacional usa para tratar as claves ou padrões rítmicos repetitivos que estruturam uma música. O DNA rítmico, por assim dizer. Isso tudo nós aprendemos com o maestro Letieres Leite e, nesse registro, decidimos fazer uma desconstrução da clave do samba, muito reproduzida internacionalmente com o fenômeno da bossa nova. Nós queríamos brincar com essa clave ao mesmo tempo que nos interessava a forma como Robert Glasper se debruça sobre as harmonias dos trabalhos que se envolve. Nos interessava juntar esse Brasil profundo com a urbanidade da forma de tocar o rap influenciado, por exemplo, pelos beats de J-Dilla”, explicam.

Assinada pelo experiente arranjador e produtor Lourenço Rebetez, single foi gravado e mixado por Thiago (Big) Rabello. Na masterização, Maurício Gargel.

Acompanhando o material, um vídeo dirigido por Dani Gurgel capta cenas de uma session valendo, com a energia do trio tocando em conjunto e todas as nuances e imprevisibilidades que enriquecem uma performance ao vivo.

O resultado é uma música instrumental que pretende se conectar com as ruas, fugindo da erudição formal.

Confira:

 

Sobre o Timeline Trio

O Timeline Trio é um projeto musical que pesquisa e se inspira em padrões rítmicos – conhecidos também por timelines ou claves – e na tradição melódica e narrativa das cantigas preservadas pelas culturas ancestrais afro brasileira e indígena.

Somando-se a esta pesquisa, o trio encontra influências na forma de tocar o jazz norteamericano de vanguarda, na geração de J-Dilla, capitaneada por Robert Glasper, e seu entorno musical.

Composto por Lucas Cirillo (gaitista e compositor nomeado ao Grammy Latino 2018), Kau ( bateria e programações eletrônicas ) e Vitor Arantes (teclados e pianista vencedor dos novos talentos do jazz, pelo Sampa Jazz Fest), Timeline chama atenção pela sonoridade que busca ao investigar a música de raiz tradicional das culturas de matriz e sua fusão com as sonoridades urbanas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre INDICAÇÃO

PUBLICIDADE

TRENDING

PUBLICIDADE