Conecte-se a nós

Pokémon completa 20 anos no Brasil; relembre as aberturas históricas

Foto: Reprodução

FILMES & SÉRIES

Pokémon completa 20 anos no Brasil; relembre as aberturas históricas

Há 20 anos, chegava ao Brasil o anime que já era febre no mundo inteiro: Pokémon. E o sucesso por aqui não seria diferente.

O desenho estreou no Eliana&Alegria, extinto matinal da TV Record em 10 de maio de 1999, e foi responsável por alavancar a audiência da emissora na época, que disputava com o “Angel Mix” (Globo) e com o “Bom dia e Cia” (SBT). A emissora dos bispos optou por comprar os direitos de exibição para incluir como uma das atrações das mais de três horas de duração do programa da Eliana, e deu certo. Tal fato fez com que a loira passasse a incomodar a líder e, em alguns momentos, deixou a Globo em terceiro lugar nas manhãs. O programa conquistava média de 8 pontos com picos de 15.

Cena do primeiro episódio de “Pokémon”. Ash tentando conquistar a confiança de Pikachu. (Foto: Reprodução/OLM, Inc.)

Além do sucesso na TV, os bichinhos ganharam filmes, jogos, e dezenas de brinquedos licenciados. Apesar do sucesso comercial, o desenho também foi alvo de críticas, já que um dos episódios exibido no Japão causou convulsões em algumas crianças. Em 16 de dezembro de 97,  uma cena de cinco segundos que mostrava Pikachu soltando raios de luz coloridos pelos olhos de forma intensa, foi indicada por analistas como a causa de convulsões em mais de 600 crianças no país. O motivo seriam as luzes fortes piscando rapidamente na tela da TV. A notícia chegou a ser exibida dentro de telejornais e foi o motivo para a rejeição da compra do desenho pela Globo e SBT. A cena polêmica foi cortada pela produtora e não chegou a ser reproduzida no Brasil.

O anime ainda rodou por vários canais, como o Cartoon Network, Rede TV!, Rede Família, Rede Brasil e, inclusive, na Globo. Durante as primeiras cinco temporadas, que eram exibidas pela Record, o SBT chegou à transmitir três filmes da franquia, mesmo com o desenho indo ao ar na concorrente. Isso porque na época, a emissora de Silvio Santos tinha um acordo com a Warner, dona dos direitos do longa. Já pensou?

Você viveu a essa época? Relembre algumas aberturas clássicas do desenho:

Pokémon segue no ar até hoje na TV Tokyo, tendo sido sua primeira exibição japonesa em 01 de abril de 1997. Na última quinta-feira(09), estreou nos cinemas de todo o Brasil, o primeiro live-action dos monstrinhos, já foram assistir “Detetive Pikachu”?

Confira o trailer:

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre FILMES & SÉRIES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE